17/06/2010

Fale com Ela

Almodóvar, 2002

De fato um dos meus preferidos diretores! Ainda não consegui ver todos, o que me porpociona grande satisfação quando acho um que ainda não vi! Foi o que aconteceu com "Fale com Ela " uma preciosidade que ainda não tinha comtemplado. E estou aqui hoje falando desta experiência.
Um filme digno de não desprender os olhos da tela. Já nas primeiras tomadas Almadóvar nos abre o mundo teatral da contemporaniedade , pros amantes da dança e do palco, um balé entre cadeiras nos emociona.
Não somente a nós mas também "Marco" ( Dario Grandinetti ) e "Benigno"( Javier Cámara ),são com eles dois que iremos dividir toda essa história nas próximas horas de filme. Atores muitos dedicados quanto suas atuações, dão ínicio a uma linda amizade que se dá em torno de duas mulheres em coma.
Calma! Não há nada de tédio numa amizade nascida nos corredores dos hospitais. Não esqueçam estamos falando de Almodóvar. Suas tomadas muitas vezes "lentas" não nos levam ao tédio , mas nos da tempo pra refletirmos sobre inúmeras questões existenciais proposta pelo seus personagens e que vem de encontro a muitas experiencias comuns a todos a aqueles que assistem, mas que outros tantos não dedicam um tempo a sua reflexão , esta seria a hora pra isso. E aconselho façam esse exercício, garanto que ao final do filme, estarão mais felizes quanto pessoa e Almodóvar terá conseguido lhe tocar como me tocou.
Não podemos esquecer das mulheres de Almodóvar , mais uma vez ele nos aprensenta mulheres cheias de personalidade e retrata o mundo feminino com caracteristicas explendidas. De um lado Lydia ( Rosario Flores )uma toureira profissional, a figura da mulher independente , que quebra as barreiras de um ambiente extramente machista e nos mostra garra ao conquistar seu espaço dentro da arena junto a outros toureiros, todos homem. De outro Alice ( Leonor Watling ) com a toda a delicadeza de uma bailarina retrata toda a beleza , vaidade e dedicação feminina.Também na realização de seus sonhos nos mostra a beleza lirica e fantasiosa dos mundos do palco , da dança e do cinema.

3 comentários:

  1. sem falar, é claro, a cena linda em que o homem entra por inteiro na perereca da moça. como se só assim pr'um homem realmente satisfazer uma mulher. principalmente se ele for em tamanho miniatura.

    ResponderExcluir
  2. seria ótimo! (comentario sobre o comentario do lui)!
    marina, vamos ver mais filmes, e eu tb tenho um blog, leia ele!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vamos devorar os filmes do Woody Allen! O último dele é ótimo - "Whatever Works". Muito engraçado.

    ResponderExcluir